Notícias

FELTRO: HISTÓRIA E UTILIDADES

 

É utilizado para vestuário, tapetes, mantas e diversos tipos de artigos de utilidade - até mesmo tendas, as chamadas Yourtes, que ainda hoje são os alojamentos tradicionais dos nômades asiáticos.

A arte de fazer feltro é muito antiga e teve origem na Ásia (Mongólia, Turquia). Os vestígios arqueológicos mais antigos foram encontrados no Altai e datam de 600 a.C.. Contudo, cientistas afirmam que os homens já conheciam a fabricação de feltro muito antes.
Há muitas lendas à volta da origem do feltro. Diz-se, por exemplo, que na Arca de Noé se encontravam, entre outros animais, ovelhas num espaço muito pequeno. Devido ao calor, as ovelhas perdiam a lã e, devido à ação da urina (a lã feltra-se melhor na área alcalina) e da pateada dos bichos, após o desembarque, um grosso tapete de feltro tapava o chão da arca. As características positivas do feltro eram estimadas desde então e têm sido reanimadas e desenvolvidas nos últimos anos, muito também na área pedagógica em fantoches e dedoches.


O que é possível fabricar com feltro?
Uma infinidade de peças como: alfineteiro, aplicações de flores em camisetas e bolsas, porta-celular, chaveiros, brincos, colares, ponteira de lápis, cartões, decoração de capas de caderno, agendas e diários, pulseiras, móbiles, luminária decorada com feltro, capa de mouse, roupas caninas, bichos de maçaneta e até sapatos.
O feltro é um material muito gostoso de se trabalhar, quem experimenta não larga mais e volte e meia está fazendo algum tipo de bijuterias, pregadeiras, bonecos e enfeites feitos com a folha de feltro. São muitas cores e é fácil de encontrar. Está na moda e tem boa aceitação para vendas.


O que é preciso para começar?
Feltro, agulha, linha, moldes, tesoura, cola, enchimento e criação.
Fontes: Wikipédia, Sonho Lilás, Agulhas e Linhas


Veja as aulas de feltro grátis disponíveis no site www.artesanato.net, ambas produzidas pela artesã Flávia Acherboim:


• Bolsa volta às aulas: http://artesanato.net/aula.asp?id=275
• Porta Celular Verde e Amarelo:
http://artesanato.net/aula.asp?id=277


E Sucesso!

Texto publicado em 06 de maio de 2010.

 
Anuncie aqui!
Entre em contato conosco.